Futebol

EX-TÉCNICO DO FLAMENGO, JOEL SANTANA SE EMOCIONA AO VISITAR MUSEU DO CLUBE E REVELA HISTÓRIA DA FAMOSA PRANCHETA

O ex-treinador esteve no comando do Rubro Negro em 199 oportunidades

Foto: Reprodução/ FlaTv
Foto: Reprodução/ FlaTv

  |

Icon Comentário0

A história do Flamengo gera diversos tipos de emoções em torcedores e ex-funcionários do clube quando relembram os momentos no Ninho do Urubu. Dessa vez, Joel Santana, ex-técnico do Rubro Negro, foi quem se emocionou ao visitar o Museu do Mais Querido. Além disso, o ex-técnico também disse que sente orgulho em fazer parte da história.


"Alegria, gratidão, um clube que eu passei várias vezes, me emociono, é normal. Fiz parte dessa história, deixei um pedacinho da minha vida aqui. Isso me dá um orgulho muito grande, não só o clube, os torcedores, as pessoas que comemoram e vivem em função do Flamengo. Isso aqui é uma força muito grande, não é apenas um clube, é uma Nação. Que continue apresentando a história do Flamengo desde lá do remo até onde chegamos aqui, no futebol, basquete. Isso é muito forte, é muito grande", disse Joel Santana, em entrevista à ‘FlaTV’.


PRANCHETA DE JOEL NO MUSEU


Um dos objetos de Joel Santana no Museu Flamengo é a prancheta. Isso porque, durante o período em que esteve no Rubro Negro, tornou-se comum ver o técnico utilizando essa ferramenta de trabalho. Na sequência, o treinador se caracterizou devido ao instrumento que levava para o banco de reservas.

"A prancheta todo mundo usava, mas ficava com vergonha. Agora todo mundo usa um bloquinho, um papelzinho. A prancheta era o seguinte: ninguém consegue jogar com 80, 90 mil pessoas e lembrar de tudo, então escrevíamos o que queríamos falar. Nós tínhamos, no máximo, de 8 a 10 minutos dentro do vestiário; temos que explicar o porquê estamos falando aquilo. Por isso que o pessoal me chamava de Papai Joel, porque eu era detalhista. Fez parte da minha história. Ela está por aqui, eu deixei no Museu do Flamengo para que as pessoas possam conhecer a prancheta", concluiu Joel Santana sobre o antigo objeto de trabalho.


PASSAGEM DE JOEL SANTANA PELO FLAMENGO

Joel Santana teve diversas passagens pelo Mais Querido. Dessa forma, o treinador esteve à beira do gramado pelo Rubro Negro em 199 oportunidades. Com isso, forma 114 vitórias, 45 empates e 40 derrotas. Ao todo, ele teve um aproveitamento de 65%.


Futebol

Atlético-Mg tem desfalque que poderia decidir a favor do clube mineiro contra o Flamengo

Jogador fará falta no duelo desta tarde

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Não resta alternativas para o Atlético-MG na final da Copa do Brasil! O time mineiro precisa de gols para reverter a vantagem de 3 a 1 do Flamengo na ida da decisão. Porém, o técnico Gabriel Milito não pode contar com o principal atacante do elenco: Deyverson. O jogador, que tem sido decisivo na Libertadores, não está inscrito pelo clube no mata-mata nacional. Veja provável escalação.



Provável escalação do Atlético-Mg


Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana e Zaracho (Bernard ou Alan Kardec); Hulk e Paulinho.


Na Libertadores, o Atlético joga com três atacantes: Hulk, Paulinho e Deyverson. Contudo, no Maracanã, Milito optou pelo esquema com dois na frente, e o time não se adaptou, sendo presa fácil para o Flamengo. Quando o treinador mandou Alan Kardec a campo, com a mesma tática do torneio continental, os mineiros cresceram o Maracanã e acharam um gol. Desse modo, existe a chance de Kardec ser escolhido para logo mais.

Caso não opte pelo centroavante, Milito pode escalar Zaracho, para reforçar o meio campo, ou Bernard, caso queira um jogador mais velocista. No mais, o esquema com três zagueiros continua, com Gustavo Scarpa e Guilherme Arana fazendo as alas.

Outros desfalques

Além de Deyverson, que já jogou a Copa do Brasil pelo Cuiabá, o Atlético-MG não terá outro titular da Libertadores, o volante Fausto Vera. O argentino disputou a competição pelo Corinthians e está fora. Por fim, Cadu, lesionado, não terá condições de jogo.

Mas e o Flamengo?

Se Milito tem a dúvida entre Zaracho, Bernard e Alan Kardec, por outro lado, Filipe Luís também possui uma interrogação no Flamengo. O treinador rubro-negro ainda não divulgou se irá optar por Michael ou Bruno Henrique na ponta esquerda. O ‘Robozinho’ teve participação decisiva na primeira final, mas o camisa 27 foi bem no meio de semana, diante do Cruzeiro.



Futebol

Flamengo pode conquistar primeiro título da história da Arena MRV

Mengão pode até mesmo perder por um gol de diferença que será campeão da Copa do Brasil na casa do Atlético-MG; Estádio foi inaugurado em 2023

Flamengo pode ser primeiro campeão da Arena MRV - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo pode ser primeiro campeão da Arena MRV - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Chegou o dia da possível conquista de mais um título para o Flamengo em 2024. Campeão carioca, o clube não avançou na Libertadores e está longe da briga pelo título no Brasileirão, mas chega ao jogo de volta da final da Copa do Brasil com uma vantagem de 3 a 1 sobre o Atlético-MG. A decisão acontece neste domingo (10).


Flamengo pode ser o primeiro campeão da Arena MRV


Desde a inauguração da Arena MRV em abril de 2023, o Atlético-MG ainda não levantou um troféu em seu novo estádio. Assim, caso o Flamengo confirme o título, será o primeiro clube a erguer uma taça no local, reforçando sua presença no palco rival. No último encontro entre as equipes na arena, o estádio foi tomado pelas cores do Mais Querido após uma vitória rubro-negra com autoridade por 4 a 2, com direito a fogos de artifício que iluminaram a casa atleticana.


Atlético-MG e a missão improvável

Para reverter a desvantagem, o Atlético-MG precisará de uma vitória por três ou mais gols de diferença, um feito raro contra o Flamengo. Em 2024, o Rubro-Negro só sofreu uma derrota com essa margem, um 4 a 1 para o Botafogo no Engenhão. Ao longo da temporada, o Atlético conseguiu o placar necessário em apenas oito jogos, sendo a maioria contra adversários de menor expressão ou em situações bem diferentes da atual.


Ceticismo entre os atleticanos

A dificuldade do Atlético-MG em superar o Flamengo ficou evidente nas declarações de seus representantes. O presidente Sérgio Coelho comentou sobre os desafios na decisão, e o jogador Alan Kardec já havia admitido o desconforto com a situação após a derrota no jogo de ida no Maracanã.

“Domingo teremos um jogo muito difícil, a gente sabe disso, mas também sabemos da força da torcida do Atlético, a força da nossa Arena MRV e a força, principalmente, do nosso elenco e comissão técnica. Temos time e comissão técnica para domingo a gente mudar essa história. Sabemos que é muito difícil. Respeitamos muito o nosso adversário, que tem um grande time também”, declarou o presidente do Galo.

“Todos nós acreditamos. Tive a felicidade de manter a gente na disputa. Não que não estivéssemos, mas sofrer três gols em uma final é uma situação desconfortável. Mas sabemos que a decisão está totalmente em aberto. É manter o foco durante a semana e focar no nosso passo a passo”, afirmou Alan Kardec.

Arbitragem polêmica

A escolha da arbitragem pela CBF gerou polêmica, com Raphael Claus sendo escalado como árbitro principal. No VAR, estará Daiane Munzi, que já esteve envolvida em decisões desfavoráveis ao Flamengo em partidas contra Athletico-PR e Cruzeiro, gerando apreensão entre os rubro-negros para o duelo decisivo.



Futebol

Confira a programação do Flamengo para o duelo deste domingo contra o Atlético-MG

Mengão terá dia agitado e departamento de futebol prepara o dia do elenco para focar inteiramente na final da Copa do Brasil

Confira a programação do Flamengo para a final da Copa do Brasil - Foto: Reprodução
Confira a programação do Flamengo para a final da Copa do Brasil - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo está completamente focado na conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. No caso de vitória, Filipe Luís se tornará o técnico que mais rápido conquistou um título pelo Mais Querido no século. Para isso, preparou uma programação detalhada para o elenco neste domingo (10), dia da grande decisão contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.


Após ser recebido com festa pelos torcedores na capital mineira na noite de sábado (09), o time agora vive os momentos finais de preparação para o jogo. A programação começa com um café da manhã reforçado entre 8h e 10h. Em seguida, o técnico Filipe Luís reúne os jogadores para um vídeo com as últimas instruções táticas.


Após o vídeo, o elenco do Flamengo almoça e, em seguida, participa da preleção final feita por Filipe Luís no hotel. Com as atividades concluídas, a equipe segue para a Arena MRV, com chegada prevista para 14h30, visando o início da partida às 16h.


Programação detalhada do Flamengo:

Manhã: café e vídeo tático


Tarde: almoço e preleção

14h30: chegada à Arena MRV

16h: Atlético-MG x Flamengo

O Flamengo levou todo o elenco para Belo Horizonte, incluindo jogadores que estão lesionados e desfalcam a equipe, como Pedro, Everton Cebolinha, Matias Viña, De La Cruz e Carlinhos. Em caso de título, exceto o camisa 22, que não pode ser inscrito na competição devido a já ter atuado pelo Nova Iguaçu, todos os atletas do elenco tiveram participação no torneio e foram levados para uma possível comemoração da vitória.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís pode se tornar treinador campeão mais rápido no século pelo Flamengo
Futebol

Filipe Luís pode se tornar treinador campeão mais rápido no século pelo Flamengo

 

Icon Comentário0
Polícia Federal de olho! Cartões amarelos aumentam 17% desde autorização das bets
Futebol

Polícia Federal de olho! Cartões amarelos aumentam 17% desde autorização das bets

 

Icon Comentário0
Presidente do Flamengo, Landim curte pré-Carnaval e Aracajú e não viaja com o grupo
Futebol

Presidente do Flamengo, Landim curte pré-Carnaval e Aracajú e não viaja com o grupo

 

Icon Comentário0